Pesquisar este blog

27 de junho de 2011

    Você sabe o que é planking? O termo surgiu na Austrália e ficou super popular este ano para designar uma brincadeira em que a pessoa se deita com o corpo esticado e os braços colados ao corpo, como se estivesse em cima de uma prancha ou tábua (“plank”, em inglês). Mas só tem graça se a brincadeira for feita em lugares inusitados – vale uma moto, uma cabine telefônica, placas, a bancada de um telejornal.
    
Mas não é só deitar e pronto. Há regras a serem seguidas, diz a página oficial no Facebook:
1-      Você deve sempre se deitar com o rosto para o chão, tendo a certeza de que ele permanece sem expressão nenhuma durante a ação;
2-      Suas pernas devem ficar retas e juntas, e os dedões devem estar tocando o chão;
3-      Seus braços devem ficar esticados ao lado do corpo com os dedos esticados;
4-      Não basta deitar-se da maneira certa. Você deve fazer anunciar que está fazendo um planking para todo mundo ao redor saber;
5-     Você deve sempre pensar na sua segurança e não inventar de fazer isso em lugares muito arriscados.

19 de junho de 2011

Cartum premiado!

 Este cartum recebeu o prêmio do júri na              ´´7a BIENAL INTERNACIONAL DE CARTUNS - HUMOREST.``
Visite o meu blog e veja mais cartuns como este. O link está logo aqui ao lado.
Um abraço.

16 de junho de 2011

III Festival Internacional de Humor do Rio de Janeiro

REGULAMENTO
O Concurso Nacional de Desenho de Humor de Imprensa, integrando o III Festival Internacional de Humor do Rio de Janeiro, será realizado de acordo com o seguinte regulamento e programação - Inscrições de 15 de junho até 15 de Julho de 2011. Abertura: 10 de agosto de 2011.
1 – PARTICIPAÇÃO
a) Todos os cartunistas profissionais ou amadores poderão inscrever trabalhos inéditos (ou não) de humor, que não tenham sido premiados em outros salões até a data de encerramento das inscrições (15 de julho de 2011). Cada autor poderá inscrever até 3 (três) trabalhos nas categorias CHARGE, CARTUM e CARICATURA.
b) Os trabalhos poderão ser inscritos de duas maneiras distintas:

- Via E-mail: As obras deverão ser digitalizadas separadamente no formato A3 (42X 29,7cm) em resolução de 300dpis, podendo ter as extensões.JPG, . PNG ou.TIFF, não podendo ultrapassar o tamanho limite de 2M para cada arquivo. Em cada arquivo deverá constar o nome do candidato. Exemplo: (nomedoautor.jpg). Em caso de mais de uma obra inscrita, os arquivos deverão ser nomeados como nomedoautor01, nomedoautor02 e nomedoautor03. No corpo de cada mensagem por e-mail deverá constar o nome do autor, endereço, telefone, site ou blog e e-mail. O e-mail para envio é festhumor3@terra.com.br
- Via Correio: As obras deverão ser enviadas para Rua Prof. Brandão Filho, 111/ 402 – CEP 22450-180 Rio de Janeiro – RJ, a/c Eliana Caruso. Juntamente com os originais deverá ser enviado um CD/ DVD com os mesmos devidamente digitalizados  no formato A3 (42X 29,7cm) em resolução de 300dpis, podendo ter as extensões .JPG, . PNG ou .TIFF.

c) O Concurso Nacional de Desenho de Humor de Imprensa 2011 deverá ser realizado no Museu Nacional de Belas Artes/ RJ. Para tanto será necessário que os autores selecionados (e avisados em tempo hábil por e-mail) enviem os originais dos trabalhos no formato A3 (42X 29,7cm) via Correios para endereço tal até dia tal. Caso algum autor selecionado não cumprir este item no prazo estipulado, infelizmente será desclassificado. O autor classificado imediatamente após este primeiro será  incluído na exposição.

2 - PREMIAÇÃO
As obras inscritas serão analisadas por um Júri composto de cinco integrantes com notória experiência editorial e que definirá aquelas que serão premiadas. As dúvidas não previstas neste regulamento serão resolvidas pelo Júri do Concurso Nacional de Desenho de Humor de Imprensa, cujas decisões são soberanas e irrecorríveis, inclusive com poderes de redistribuição dos prêmios dentro de cada categoria.

O primeiro colocado em cada categoria receberá um prêmio no valor de R$ 6.000 (seis mil reais). Sobre os valores expressos neste regulamento incidirão os impostos conforme a legislação tributária em vigor.
O Júri indicará também as 20 melhores obras em cada categoria para publicação do catálogo oficial do evento. As 10 melhores obras de cada categoria, definidas pelo Júri como finalistas, estarão em exposição no Museu Nacional de Belas Artes/ RJ , integrando o III Festival Internacional de Humor, havendo possibilidade de itinerância da exposição após essa data. O site oficial do evento apresentará uma galeria virtual com as sessenta obras finalistas.
Quaisquer outros itens não previstos ou estipulados por este Regulamento serão decididos pela direção do Festival Internacional de Humor do Rio de Janeiro. A inscrição no Concurso Nacional de Desenho de Humor de Imprensa implica na total e irrestrita aceitação das condições descritas acima.
Concurso Nacional de Desenho de Humor de Imprensa
Festival Internacional de Humor
Caixa Postal 9001
Rio de Janeiro RJ
22.270-970

10 de junho de 2011

PINUPS ENFEITAM MOTOS E CARROS ANTIGOS.
                            
     Esta é uma reportagem que passou no Autoesporte sobre as “pin-ups”, ilustrações de mulheres que eram pintadas em aviões e carros antigos.
     Mas essa moda está voltando em carro restaurados, e as pin-ups agora são feitas com o aerógrafo. Muito legal. Abraço.




     Quando se usa o aerógrafo pela primeira vez, se têm a sensação de enfrentar uma ferramenta desconhecida e de não ter o controle que se costuma obter quando usamos um lápis ou um pincel.
      O porque dessa sensação é muito simples: na aerografia, a ferramenta não toca o papel em que a pintura é feita.
      Esse fato pode fazer com que nos sintamos perdidos, mas como acontece com todas as técnicas a prática e a repetição se torna ,às vezes, os melhores aliados.  Nesta ilustração ao lado eu usei basicamente aerografia e grafite para os fios de cabelo. Este é a primeira de muitas ilustrações que postarei aqui freqüentemente. Um abraço.